Sobre o Projeto Animar


Um amigo meu, certa vez, me disse ao refletir sobre um coletivo seu, que este já existia antes mesmo de seus integrantes pensarem nele. Creio que ocorreu o mesmo com o Animar. As memórias, filmes, interesses, oportunidades, o conjunto sorteado de acontecimentos levaram a mim, Felipe e Luah, a nos juntarmos e em dias ensolarados dos finais de semana de Belém nos encontrarmos para discutir Animação (e outras coisas). Soluções brilhantes e planos infalíveis foram traçados, mas nem ousarei me lembrar daqueles que sucumbiram pelo caminho.

                Desde o início nos colocamos de frente para as imagens enjauladas do cinema de animação, assumimos os jargões em busca dos seus motivos. As primeiras atividades que idealizamos e desenvolvemos foram ligadas às crianças. Exibição de filmes e criação de vídeos em oficinas de Stopmotion, ficamos ao lado - dos seres que os ocidentais denominam "crianças" - delas para nos relacionarmos com a linguagem que é considerada sua, brincamos com eles e na brincadeira afirmamos o que pressentíamos: que preconceitos devem ser analisados e quebrados.

A super mãe
Amigas do colégio IEBS, bairro Tapanã, Belém


           Estabelecendo as maneiras de intervenção do Projeto (que hoje propõe atividades para todas as idades): primeiro, o mecanismo (que herdou de outras atividades nos cineclubes da cidade) da exibição gratuita de filmes, precedido de debates; e segundo, as oficinas e cursos onde, também, são exibidos filmes, para teorizar/problematizar a história do cinema, e em alguns casos, em conjunto com a manipulando tanto das invenções que antecederam a técnica de animação, quanto, a já mencionada, técnica Stopmotion.
Sempre com o objetivo de discutir as peculiaridades desse mundo que ainda é pouco explorado. Provavelmente foi esse mistério que gerou o movimento de união, o arrebatar de vários objetos/linhas/seres que foram animados, percorrendo trilhas individuais da imaginação e projetando-as ao coletivo. E como um bom desbravador: a cada tentativa, novas descobertas, que não deverão se cristalizar.
                No caminho, estabelecemos parcerias com empresas/coletivos e pessoas que nos ajudaram como a Maécio Monteiro, Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, Improvídeo, Saraiva MegaStore, Sesc Boulevard, aos quais somos muito gratos.




Estender as atividades do P.A. para outros lugares, físicos e abstratos, é o destino que prevejo. 
"Ao infinito e além".


Tonari no Totoro

Luana Beatriz



Membros do Projeto Animar

Felipe Cruz 
Graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Membro da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), organizador da I Semana de Animação2010, realizada na Livraria Saraiva MegaStore, ministrou o curso Materializando a Imaginação: Animação Tradicional no SESC Boulevard. . Escreve sobre cinema e literatura em seu blog. Contato: felipecruz_@hotmail.com


Luah Sampaio
Graduanda em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Membro da APJCC. É cineclubista, foi coordenadora do Cine Casa. É idealizadora e coordenadora do Projeto Animar e da I Semana de Animação de 2010, realizada na Livraria Saraiva MegaStore. Ministrou oficinas e cursos de animação para crianças e adultos. Faz parte da produtora Sr. cheff produções que já realizou dois curtas em Belém. Trabalha com edição e stopmotion em projetos pessoais e no programa de crítica “Apjcc Apresenta”.  Escreve em seu blog. Contato: luahsampaio@gmail.com



Luana Beatriz
Graduanda em Licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará. É idealizadora e coordenadora do Projeto Animar e da I Semana de Animação de 2010, realizada na Livraria Saraiva MegaStore. Ministrou oficinas e cursos de animação para crianças e adultos. Faz parte da produtora Sr. cheff produções que já realizou dois curtas em Belém. Trabalha com edição e stopmotion em projetos pessoais e no programa de crítica “Apjcc Apresenta”. Contato: luanabeatriz@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário