Mostra Animar

Dia 28 de outubro de 1892 o cientista e pintor francês Émile Reynaud projetou pela primeira vez um cena animada.A força motivadora, imagem e movimento, desmistificar a força do 'ver' e brincar com esse sentido utilizando a ciência e uma vontade latente de impacto foi algumas coisas que conseguimos sentir nesse trabalho de base de Émile.
Reynaud a partir dos brinquedos ópticos desenvolveu o Praxinoscópio em Projeção, aparelho que além de trabalhar o movimento mostra uma preocupação em contar uma historia para um número maior de pessoas, expandir o quarto fechado onde se encontrava a engenhoca e mostrar ao grande público.
Um pouco antes dos Irmãos Lumiére com o seu Trem na estação, estava Émile com seu 'Pauvre Pierrot' e suas invenções e por conta disso  28 de outubro tornou-se o dia Internacional da animação, em homenagem ao grande Pai desta linguagem. 
Essa data comemorativa foi lançada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA, que conta atualmente com grupos internacionais filiados em cerca de 50 países. No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA),  é o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área.
O projeto animar, mesmo não cadastrado oficialmente, decidiu prestar sua homenagem promovendo a primeira edição da Mostra Animar que aconteceu do dia 26 à 30 de outubro de 2010 na Sala de cinema Benedito Nunes da Livraria Saraiva Megastore.
A idéia de uma semana se fez necessária pela vontade de discutir em cada dia momentos distintos, para isto, logo depois de cada sessão haviam debates conduzidos pelos membros do projeto e por alguns convidados.
Começou-se com um clássico da Disney, A Bela Adormecida(1959), onde conseguimos debater a animação clássica e a importância dos Estúdios Disney para essa linguagem. No segundo dia continuou-se nos estúdios Disney com a apresentação de sua primeira série animada, O coelho Oswald, com a presença na discussão do membro da Associação Paraense de Jovens Críticos de cinema Max Andreone.
No grande dia da animação decidimos mostrar o filme ainda inédito em Belém, Ponyo do diretor Hayao Miyazaki, queriamos mostrar a força que esse gênio exerce no mundo da animação e o quanto ele se destaca em suas obras. Acreditamos que o filme representa metalinguisticamente a animação e esse dialogo para o dia 28 foi muito produtivo.



No penultimo dia de mostra dedicamos as atenções a animação experimental e a pergunta que nos rodeia:
"O que de fato, na atualidade, se caracteriza como animação?" Contamos com a presença do artista visual Lucas Gouvêa que apresentou uma seleção feita por ele de curtas experimentais de animação.
O sabádo foi dedicado a oficina de stop motion. Utlizamos a sala infantil da Livraria Saraiva Megastore e chamamos as crianças que se encontravam ali para fazerem filmes utilizando a técnica stop motiom. Logo depois a sessão foi dedicada a animadores paraenses.
 

E desse final de mostra de 2010 que pretendemos seguir a Mostra Animar de 2011, por não termos conseguido mostrar e discutir de fato com animadores do nosso estado que estão fazendo um grande trabalho.




 



A idéia da Mostra é conseguir interagir com o grande público, fazendo exibições e discussões gratuitas onde potencialmente causará o interesse em proximas pesquisas sobre o cinema de animação. A mostra desse ano está em processo de curadoria e acontecerá na mesma semana comemorativa do dia 28 deoutubro.